sábado, 31 de janeiro de 2015
ATELIERS EMPREENDER CRIANÇA
Tal como no ano letivo anterior, os alunos do 4º ano da EB de Penamacor aderiram ao Projeto da AIP “Ateliers Empreender Criança”.
Esta iniciativa é importante dado que fomenta o gosto e a apetência pela atividade empresarial desde a mais tenra idade e contribui para a consolidação de uma cultura de empreendedorismo.
O empreendedorismo assume-se como um dos principais fatores promotores do desenvolvimento económico de um país e é, por isso, considerado como uma das oito competências-chave que deve ser adquirida nas escolas, tal como o Português, a Matemática ou outra qualquer disciplina já perfeitamente cimentada nos curricula dos alunos.
A turma já tem uma empresa, cujo nome provisório é “A doçura da Ritinha” e uma empresária “de mão cheia”, a Ana Rita Jesus que, esta semana, fez o seu primeiro teste de mercado: confecionou todos os doces para a sua festa de aniversário. De entre as doçuras testadas destacam-se as gomas que passaram com distinção esta primeira abordagem aos seus potenciais “clientes”.
Aproxima-se um novo teste: a produção e venda de gomas com o formato de coração nos cafés da vila por ocasião do Dia de São Valentim.
Que a sorte acompanhe, de novo, os audazes!
quarta-feira, 28 de janeiro de 2015
A RODA DA VIDA
A
RODA DA VIDA
Exercício de Autoanálise
É sexta-feira, “Dia do Jogo”, e o de hoje
chama-se A RODA DA VIDA e teve como
objetivo refletir sobre as diferentes áreas da vida e a importância de cada uma
delas.
Começamos por entregar a cada aluno uma folha
branca onde cada um desenhou um círculo grande que dividiu em triângulos. Cada
triângulo representa uma área de vida: amigos, família, saúde, diversão,…
De seguida, cada
área foi classificada segundo o seu nível de interesse , sendo o centro do círculo
“0” (Insatisfação completa) e a borda externa do círculo “10” (Satisfação completa)
. Depois de desenhar, os alunos pintaram cada área de forma a destacar a sua
importância. No final, cada um apresentou a sua RODA DA VIDA e ficamos a conhecer-nos um pouco melhor.
Esta atividade foi importante para nos
conhecermos melhor mas também porque nos levou a um exercício de autoanálise
muito importante.
Na próxima sexta-feira iremos introduzir
uma variante: cada um fará a sua RODA DA VIDA
e registaremos as áreas que todos os alunos assinalaram como sendo importantes
para si, independentemente do grau de satisfação que cada um lhes atribuiu.
De seguida e,
como remate, debateremos os fatores que determinaram os vários graus de
satisfação bem como a possibilidade de fazer algo para os alterar, a
importância da conciliação entre as várias áreas apontadas e o que fazer para a
intensificar.
Assinar:
Postagens (Atom)