sábado, 31 de janeiro de 2015

Estudar e fazer os TPC: 10 dicas (Slideshow)

Estudar e fazer os TPC: 10 dicas (Slideshow)

ATELIERS EMPREENDER CRIANÇA

Tal como no ano letivo anterior, os alunos do 4º ano da EB de Penamacor aderiram ao Projeto da AIP “Ateliers Empreender Criança”.


Esta iniciativa é importante dado que fomenta o gosto e a apetência pela atividade empresarial desde a mais tenra idade e contribui para a consolidação de uma cultura de empreendedorismo. 
O empreendedorismo assume-se como um dos principais fatores promotores do desenvolvimento económico de um país e é, por isso, considerado como uma das oito competências-chave que deve ser adquirida nas escolas, tal como o Português, a Matemática ou outra qualquer disciplina já perfeitamente cimentada nos curricula dos alunos.

A turma já tem uma empresa, cujo nome provisório é “A doçura da Ritinha” e uma empresária “de mão cheia”, a Ana Rita Jesus que, esta semana, fez o seu primeiro teste de mercado: confecionou todos os doces para a sua festa de aniversário. De entre as doçuras testadas destacam-se as gomas que passaram com distinção esta primeira abordagem aos seus potenciais “clientes”. 
Aproxima-se um novo teste: a produção e venda de gomas com o formato de coração nos cafés da vila por ocasião do Dia de São Valentim.
Que a sorte acompanhe, de novo, os audazes!






SeguraNet

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

A RODA DA VIDA


A  RODA DA VIDA

Exercício de Autoanálise

     É sexta-feira, “Dia do Jogo”, e o de hoje chama-se A RODA DA VIDA e teve como objetivo refletir sobre as diferentes áreas da vida e a importância de cada uma delas.

     Começamos por entregar a cada aluno uma folha branca onde cada um desenhou um círculo grande que dividiu em triângulos. Cada triângulo representa uma área de vida: amigos, família, saúde, diversão,…

De seguida, cada área foi classificada segundo o seu nível de interesse , sendo o centro do círculo “0” (Insatisfação completa) e a borda externa do círculo “10” (Satisfação completa) . Depois de desenhar, os alunos pintaram cada área de forma a destacar a sua importância. No final, cada um apresentou a sua RODA DA VIDA e ficamos a conhecer-nos um pouco melhor.

     Esta atividade foi importante para nos conhecermos melhor mas também porque nos levou a um exercício de autoanálise muito importante.

     Na próxima sexta-feira iremos introduzir uma variante: cada um fará a sua RODA DA VIDA e registaremos as áreas que todos os alunos assinalaram como sendo importantes para si, independentemente do grau de satisfação que cada um lhes atribuiu.

De seguida e, como remate, debateremos os fatores que determinaram os vários graus de satisfação bem como a possibilidade de fazer algo para os alterar, a importância da conciliação entre as várias áreas apontadas e o que fazer para a intensificar.