sexta-feira, 30 de abril de 2010

A Compostagem

No dia 21 de Abril,  quarta-feira vieram à nossa escola dois funcionários da Reserva da Malcata colocar um compostor.


O compostor é uma caixa feita de paletes de madeira sem fundo e que serve para produzir adubo. Com a ajuda dos alunos, o compostor foi colocado debaixo de um sobreiro e virado a sul para que os resíduos que lá iremos colocar ( cascas de frutos, folhas,...) se decomponham com maior rapidez

Gostamos muito de fazer esta actividade e comprometemo-nos a contribuir para a preservação do meio ambiente.



Os alunos do 4º ano

O ENSINO DO VOCABULÁRIO

As palavras permitem a cada falante aceder à sua base de dados de conhecimentos, exprimir ideias e conceitos e aprender outros, pois aquela está sempre em actualização. Assim, compreende-se que exista uma forte correlação entre o sucesso escolar e o capital lexical.

O trabalho sistemático de aperfeiçoamento qualitativo e quantitativo do conhecimento lexical dos nossos alunos contribui grandemente para melhorar os índices de compreensão leitora.

A aprendizagem do vocabulário é essencial, tanto ao nível da expressão, como do conhecimento do mundo ou a participação na sociedade.

Podemos acrescentar que a riqueza do ser humano e a sua integração na sociedade têm a ver com a adequação da língua ao contexto, pelo que são competências fundamentais para qualquer cidadão: aprender o vocabulário

O ENSINO DO VOCABULÁRIO

A partir do Livro" A aranha e eu " de Fran Alonso, os alunos do 1º ano trabalharam o vocabulário através de actividades de leitura.

Leram o livro , leram o poema de Eugénio de Andrade " Frutos" e trabalharam o texto instrucional " Espetadas de fruta"
Vamos vê-los a disfrutas destas actividades