quinta-feira, 24 de março de 2016



A Escola Básica de Penamacor levou a efeito, entre os dias 14 e 18 de março, a Semana da Leitura.
 As atividades que envolveram toda a comunidade educativa, possibilitaram-nos momentos de reflexão em torno de questões atuais e determinantes, como a globalização e a necessidade de aprendermos a lidar com a complexidade de um mundo heterogéneo.
O encerramento da festa, evento preparado por todos com muito entusiasmo, teve lugar no dia 18. Os alunos ao longo da semana foram elaborando mensagens sobre os direitos humanos, a inclusão, os problemas ambientais,...e no último dia ataram a sua mensagem a um balão e lançaram-no ao ar.
O tempo não foi nosso aliado, e o resultado não foi o esperado. Alguns balões não subiram o suficiente, não cumpriram a sua missão levar a mensagem longe e possibilitar a sua receçao num país distante.
Aguardamos um e-mail de resposta, é que nós identificamos as mensagens e o local de onde saíram.















terça-feira, 22 de março de 2016

DIA MUNDIAL DA ÁRVORE

Dia Mundial da Árvore
Anualmente, a comunidade escolar comemora o Dia Mundial da Árvore como forma de sensibilizar  para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico quer da  própria qualidade de vida dos cidadãos, pois  estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).
 Este ano, esta comemoração foi antecipada para os dias 17 e 18 de março.
No dia 17 os responsáveis da Reserva Natural da Serra da Malcata  trouxeram-nos uma história “A árvore generosa “" de Shel Silverstein, após a audição da mesma e porque gostamos muito de cantar cantamos a canção de Joel Branco, Uma árvore um amigo. Terminamos esta atividade com a plantação de árvores.
No dia seguinte, dia 18 foi a vez da GNR-SEPNA, Núcleo de Proteção Ambiental do Fundão e da Junta de Freguesia de Penamacor que nos falaram  da floresta e dos benefícios que esta disponibiliza para toda a humanidade, por várias gerações.

No final da apresentação todos nos envolvemos na plantação de espécies autóctones. 
                                        Agora só nos resta cuidá-las.