terça-feira, 28 de abril de 2015

Abril - Mês Internacional dos Maus Tratos na Infância


Os alunos da Escola Básica de Penamacor associaram-se à Comissão de Crianças e Jovens (CPCJ) de Penamacor, e prepararam um série de atividades para assinalar o Mês Internacional dos Maus Tratos na Infância.

Das atividades desenvolvidas destacamos a elaboração de um cartaz, atividade desenvolvida nas aulas de EVT, pintura de uma t-shirt e por último, e para encerramento das atividades realizaram uma caminhada pela Vila como forma de sensibilizar a população para os maus-tratos na infância.






 

 

 

segunda-feira, 27 de abril de 2015

25 ABRIL




A Revolução de 25 de Abril, chamada por muitos a  Revolução dos Cravos, refere-se a um período da história de Portugal resultante de um movimento social, ocorrido a 25 de abril de 1974, que derrubou o regime ditatorial do Estado Novo,  vigente desde 1933,  e iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático e com a entrada em vigor da nova Constituição a 25 de abril de 1976.
Por ser um momento tão marcante da história de Portugal os alunos da turma 4 fizeram a leitura de alguns livros sobre esta temática, como “Os barrigas e os magriços” de Álvaro Cunhal, “A fábula dos feijões cinzentos” de José Vaz, “O Tesouro”  de Manuel António Pina, ouviram algumas das músicas da época (Paulo de Carvalho e Zeca Afonso), e por fim realizaram um trabalho de escrita.




O TEATRO VEIO À ESCOLA





A companhia  ANIMATEATRO visitou-nos com a peça “Alice no País do Soldadinho de Chumbo”  adaptação livre dos clássicos “Alice no País das Maravilhas” e “O Soldadinho de Chumbo”, de Lewis Carrol e Hans Christian Andersen.

A peça, do agrado de todos, alia a brincadeira, o absurdo, o divertimento, à preocupação social e a consciência do outro e tal como no livro esta Alice também é uma resposta ao tédio, à indiferença e à seriedade. Ao longo da peça os três atores dão vida a uma série de personagens, com recurso também a marionetas de mão. O que entusiasmou todos foram os  momentos de interação criados com as crianças, envolvendo-as na história.

Parabéns ao grupo e o muito obrigada à direção do Agrupamento por este momento.