sábado, 21 de novembro de 2009

Educação para os media ao serviço dos pais

     Ainda sobre os direitos da Criança
     Foi lançado no dia 20 de Novembro o livro TVer primeiro livro que tem como objectivo dar ideias aos pais para saberem lidar com a televisão.
     Sara Pereira, investigadora, diz que deve haver regras, regras estas introduzidas com base na negociação. No livro ela dá algumas ideias  aos pais.

A Infância vista à luz dos Direitos da Criança

Andreia Lobo 2009/11/20 in NetProf.pt
     Celebram-se hoje os vinte anos da Convenção sobre os direitos da criança, assinado pelas Nações Unidas a 20/11/1989. Mas o seu  verdadeiro impacto na melhoria das condições de vida das crianças de todo o mundo ?
     " Muito foi alcançado..." escreve Ann M. Veneman, directora-executiva da Unicef, num relatório especial sobre a Situação Mundial da Infância. Os progressos passam por várias vertentes: Saúde, protecção, participação na sociedade e educação.
     Aqui iremos só referir o que foi feito na eduação
" De forma global, o número de crianças fora da escola desceu de 115 milhões em 2002, para 101 milhões em 2007. Cerca de 90% das crianças dos países em vias de desenvolvimento completarem o Ensino Primário em 2002-2007, enquanto diminui a disparidade entre géneros no acesso à educação. Ainda assim, a agenda sobre os direitos da criança está muito longe de estar completa conclui Ann  M. Veneman.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

"Tita, uma coelhinha diferente"



Esta foi a história que os meninos e meninas do 1º ano e do jardim trabalharam.

Trabalhos dos alunos de 4ºano



Estes foram alguns dos trabalhos realizados pelos alunos do 3ºano


Os direitos da criança vistos pelos alunos do 4º ano

Hoje falamos sobre a Declaração Universal dos Direitos da Criança e lemos o livro “ Uma Aventura na Terra dos Direitos” de Paula Guimarães.
Lemos e interpretamos dez desses direitos e escolhemos um para trabalhar em grupos de dois.

Os alunos do 4º ano

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Comemoração do 20º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança

Comemora-se sexta-feira dia 20 de Novembro, o vigésimo aniversário da promulgação da “A Convenção dos Direitos da Criança” e o quinquagésimo da Declaração dos Direitos da Criança.
Ban Ki-moon, Secretário Geral das Nações Unidas, sobre esta efeméride declara “ As crianças são o nosso futuro. Nós devemos trabalhar para a saúde, a educação, a igualdade e a protecção de todos os petizes do mundo”.
Tal como o Secretário Geral da ONU , todos nós devemos ter as mesmas preocupações. Assim, para que todos se consciencializem disso, a EB1 e o Jardim de Infância trabalharão o livro de Maria João Carvalho “Direitos da criança” .