sábado, 1 de novembro de 2014

O PAPEL DOS CENTROS DE RECUPERAÇÃO NA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

                                                              O EXEMPLO DO CERVAS


No dia 16 de outubro, dia do aniversário da Reserva Natural Da Serra da Malcata, os técnicos destes serviços deslocaram-se à nossa escola para nos dar a conhecer o trabalho do CERVAS, algumas das espécies com que o centro trabalha e as suas principais problemáticas de conservação. No final e para assinalar esta data fomos devolver à natureza uma águia de asa redonda (Buteo Buteo) que estava em recuperação desde 2013 com uma fratura. Tomamos conhecimento do processo de recuperação que consistiu em imobilização da asa afetada, e posteriormente treino de voo e musculação em contacto com outras aves de rapina diurnas durante o tempo necessário para a realização da muda de penas.

     A devolução à Natureza da ESCOLINHA, nome que as crianças atribuíram à ave, foi realizada no exterior da escola, junto a uma zona florestal, num habitat adequado à espécie.

     Bonita e interessante a atividade escolhida para assinalar este aniversário.

PARABÉNS

OUTUBRO, MÊS DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES







terça-feira, 28 de outubro de 2014

MÊS DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES


Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todo o mundo, este mês é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens.

Sendo todo o mês de outubro amplamente celebrado pelas bibliotecas escolares este ano, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 27 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar. O tema aglutinador é — A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias .

A turma 5 do 4º ano, como sempre, assinalou esta data com a leitura de alguns livros da biblioteca, foi ler aos mais novos e distribuiu a todos os meninos da escola um marcador.